São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

80% de favelados estão armados

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma favela na zona sul de São Paulo tem hoje cerca de 80% de sua população masculina armada -inclusive crianças-, segundo assistentes sociais.
Moradores concordaram em dar entrevistas desde que a favela não fosse identificada. Eles temem represálias dos chefes locais.
Assassinatos isolados e uma chacina recente foram os motivos que levaram os moradores da favela a procurarem por mais armas para suposta segurança própria.
Segundo uma assistente social local, levantamento feito pela equipe que assiste os moradores da favela revelou que no início do ano passado cerca de 30% da população masculina possuía armas.
Após a onda de violência na favela, foi realizado um novo levantamento, que revelou que 80% da população masculina havia adquirido algum tipo de arma.
"Não são armas pesadas. Na maioria, revólveres. São armas para segurança pessoal", disse D.F.S., 15, que tem amigos da mesma idade que adquiriram armas.
Segundo ele, as armas clandestinas normalmente não são compradas, mas trocadas.
"Trocamos um revólver por três bicicletas ou por dois toca-fitas", disse D.F.S. Segundo ele, um revólver custa entre R$ 300 e R$ 400.
O Senado aprovou em novembro de 96 um projeto que considera crime, e não mais contravenção, o porte ilegal de arma. Pelo texto, que voltou à Câmara porque houve modificações, quem for pego com arma de fogo sem autorização de porte será preso.
(AL)

Texto Anterior: Fim da Guerra Fria elevou oferta
Próximo Texto: Exercício ajuda a enfrentar vestibular
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.