São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997
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Saiba como fazer um currículo bem elaborado

CARLA ARANHA SCHTRUK
DA REPORTAGEM LOCAL

Se currículos mal elaborados podem desqualificar um candidato durante o processo de seleção para uma oportunidade de emprego, os bem-feitos facilitam o ingresso no mercado de trabalho.
A opinião é da consultora de RH (recursos humanos) Suzana Doblinski, 30, que é especialista nas áreas de etiqueta empresarial e comportamento internacional.
Segundo ela, o currículo traduz a imagem profissional do candidato. "Nenhuma empresa contrataria alguém que não sabe português, é pouco organizado e não pensa de modo claro."
O currículo ideal, segundo a consultora, deve ter duas páginas, ser claro e conciso (veja um exemplo no quadro ao lado). Não pode ter nenhum erro de português.
"Também deve vir acompanhado de uma carta de apresentação, curta e formal", ensina.
Inovações gráficas
"Apresentar um currículo colorido também não é aconselhável", diz. Para ela, é adequado citar hobbies no final do texto. "Mostra quais são os principais interesses do candidato."
Segundo a consultora Elaine Saad, da consultoria Saad e Felipelli, não devem ser omitidas informações como datas de entrada e saída das empresa, com mês e ano.
Também é obrigatório citar a data de nascimento, estado civil, endereço completo e telefone para recado, se houver.
É importante, segundo ela, mencionar viagens de caráter profissional, com uma explicação sucinta do seu objetivo e a data.
"Esses dados foram colhidos recentemente em uma pesquisa realizada (veja os resultados no quadro ao lado) recentemente com 123 empresas de todo o Brasil."
Executivos
O currículo do executivo, de acordo com a pesquisa, não deve ter mais de duas páginas.
Quanto à apresentação, deve ser feita em itens, segundo 85% das empresas consultadas.
A descrição do trabalho feito na empresa nunca deve ser feita na primeira pessoa do singular, segundo indica a pesquisa.
Ao invés de escrever, por exemplo, "eu desenvolvi o plano de marketing", fica bem melhor colocar "desenvolvimento do plano de marketing".
É importante citar o grau de conhecimento de idiomas -para conversação, leitura e escrita.
Cursos de aprendizado de idiomas também devem estar no currículo, com o nome da escola.
"Da apresentação aos dados, tudo no currículo deve contribuir para que o empregador tenha uma idéia clara sobre a vida profissional do candidato", diz.
Segundo Elaine Saad, as empresas dão cada vez mais preferência a currículos curtos, que não demandem muito tempo de leitura.

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