São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997 |
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Impreza Turbo é explosão de potência
MARCELO TADEU LIA
O toque "nervoso" do modelo é ressaltado pelos itens aerodinâmicos -saias laterais e aerofólio traseiro-, pelos redondos faróis de neblina e pela grande entrada de ar sobre o capô. Mas a alma do Impreza Turbo está encaixada no chassi: o motor de 1.994 centímetros cúbicos (cc), de quatro cilindros e 16 válvulas, capaz de levar o carro de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos (dado da montadora japonesa). A velocidade máxima do modelo, que custa US$ 55 mil, é de 230 km/h, também segundo o fabricante. Vocação esportiva Até 3.000 giros (rpm), o Impreza Turbo é um veículo de aspecto pacato, que nada lembra um carro com vocação esportiva. Após essa marca, entra em ação o turbocompressor com intercooler (equipamento que ajuda a esfriar o ar, melhorando o rendimento), que faz com que a rotação suba de forma violenta e rápida até perto dos 7.000 rpm. A força é capaz de provocar um forte tranco na transmissão e grudar o motorista contra o banco. Outra surpresa: ao contrário de grande parte dos modelos esportivos, o Impreza Turbo tem dirigibilidade suave e engates de marchas tranquilos, auxiliados pela maciez do pedal de embreagem. Isso torna a vida do motorista extremamente agradável, sem cansá-lo em nenhum momento. A tração permanente (nas quatro rodas) garante uma dose extra de emoção, favorecendo a aderência ao piso e melhoria na estabilidade. O Impreza Turbo passa com indiferença por curvas, mesmo as mais acentuadas, sem ao menos cantar pneu. Acabamento Apenas o acabamento interno deixa um pouco a desejar. O painel é simples, apesar de oferecer boa leitura. Há apenas o trivial: velocímetro, conta-giros e medidor do nível de óleo. Já os botões de comando do ar-condicionado, confeccionados de plástico, passam uma imagem de fragilidade. Os controles de acionamento elétrico dos vidros também ficam em posição ruim. Ajudam a melhorar o interior os confortáveis bancos de couro, o teto solar com acionamento elétrico e o controle de altura do facho de luz dos faróis (instalado no console). A altura do facho pode ser ajustada de acordo com o peso do veículo. Texto Anterior: CARTAS Próximo Texto: A3 é obra de tecnologia e de design Índice |
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