São Paulo, terça-feira, 7 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Altamiro Carrilho

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

Mais conhecido como flautista, o Altamiro Carrilho que a coletânea "É o Sucesso" revela é o maestro de bandinha carnavalesca que une marchas populares no salão ("Mamãe Eu Quero", de 1937, "Aurora", de 41, "O Teu Cabelo Não Nega", de 32) à pura tradição de samba.
Nessa, se encontram a versão de Carrilho para o primeiro samba de que se tem notícia, "Pelo Telefone" (de Donga e Mauro de Almeida), do Carnaval de 1917 -só ela já vale o CD-, e clássicos das primeiras gerações do samba, de Noel Rosa ("Fita Amarela", 33) e Nássara ("Periquito Verde", 38).
Composto de gravações dos anos 50 e 60, o CD é mais um compêndio da história primeira do Carnaval do Rio sob a ótica do carioca Altamiro Carrilho, 72, que uma apresentação abrangente da obra do artista -a flauta que o imortalizou aparece como mera componente da banda.
Ainda assim, se impõe majestosa em faixas como "Lig Lig Lé" e "Aurora". Só faltam composições do próprio autor. (PAS)

Disco: É o Sucesso
Com: Altamiro Carrilho e Sua Bandinha
Lançamento: ABW
Quanto: R$ 18, em média

Texto Anterior: Dolores Duran
Próximo Texto: Quinteto Armorial; Beth Carvalho 1; Beth Carvalho 2; Jorginho do Império; Os Catedráticos; Paulo Moura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.