São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MST recua e deixa áreas invadidas em São Paulo

EDMILSON ZANETTI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)

Os sem-terra começaram na manhã de ontem a deixar as fazendas invadidas no Pontal do Paranapanema (extremo oeste de São Paulo), diante das ameaças do governo paulista de não negociar acordos envolvendo terras ocupadas.
Os sem-terra decidiram deixar as áreas para reabrir diálogo entre fazendeiros e o governo do Estado sobre a negociação das terras para fins de reforma agrária.
O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra) firmou ontem compromisso de deixar as áreas em reunião com o Itesp (Instituto de Terras do Estado) e com dois prefeitos da região.
A única fazenda onde a ocupação deve continuar é a Santa Maria, invadida na segunda. A Justiça concedeu liminar para retirada dos invasores, mas até a tarde de ontem a medida não tinha sido cumprida.
O secretário da Justiça do Estado, Belisário dos Santos Júnior, condenou ontem a iniciativa da UDR de editar cartilha para ensinar os fazendeiros a se defenderem de invasões, utilizando inclusive armas. "Os fazendeiros têm razão em se defender, contanto que não excedam os limites do bom senso", disse.

Texto Anterior: Privatização de elétricas atrai nove concorrentes
Próximo Texto: Maluf afirma ter o telefone grampeado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.