São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo reitor da Unesp toma posse e prega descentralização

Mandato de Antonio Manoel dos Santos Silva é de 4 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Tomou posse na tarde de ontem, em solenidade no auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo, o novo reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Antonio Manoel dos Santos Silva, 54.
Professor titular de literatura brasileira no campus da Unesp de São José do Rio Preto, ele foi eleito com 60% dos votos válidos dos professores, 61% dos estudantes e 37% dos funcionários.
A posse aconteceu durante uma sessão pública e solene do Conselho Universitário, o colegiado máximo da universidade.
A solenidade teve início com a entrada do cortejo do qual faziam parte o reitor Arthur Roquete de Macedo, o novo reitor Santos Silva e os docentes membros do Conselho Universitário.
Todos os integrantes vestiam becas e capelos (uma espécie de capa) cujas cores simbolizavam suas áreas de atuação na universidade.
Roquete de Macedo participou do cortejo com um capelo branco -cor utilizada pelos reitores- que foi passado a Santos Silva durante a cerimônia.
O governador Mário Covas foi representado pelo Secretário de Ciência e Tecnologia, Émerson Kapaz. A cerimônia também contou com a presença da secretária estadual da Educação, Rose Neubauer, e do secretário municipal da Educação, Régis de Oliveira.
"Deixo a administração, mas continuo onde estive nos últimos 33 anos, lutando pela nossa universidade", afirmou Roquete de Macedo em seu discurso de transmissão do cargo.
Santos Silva, o reitor empossado, falou sobre os riscos que ameaçam as universidades, como sua transformação em "agências prestadoras de serviços".
Em seu discurso ele reafirmou seu objetivo de promover uma completa descentralização acadêmica e administrativa em sua gestão da universidade.
O novo reitor também afirmou que pretende "intensificar a função primeira da universidade, a formação de seres humanos".
Santos Silva é professor da Unesp há 29 anos. Como dirigente universitário ocupou várias funções, de chefe de departamento a vice-reitor. Na carreira acadêmica obteve os títulos de doutor, livre-docente e titular.

Texto Anterior: Campinas atrasa cheques de programa de renda mínima
Próximo Texto: Funerárias fazem rodízio para enterrar bebês no PR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.