São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como funciona a securitização

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

A palavra securitização foi copiada da termo utilizado nos países de língua inglesa para definir os títulos ("securities") usados pelas empresas para captar recursos no mercado de capitais.
Securitizar os recebíveis significa transformar em lastro (garantia) de títulos de renda fixa os créditos que a empresa tem a receber no futuro, decorrentes de suas vendas a prazo -como as prestações dos crediários de bens semiduráveis ou dos financiamentos de imóveis e automóveis.
Esses créditos são transferidos para uma empresa especialmente criada ("special purpose company"), que emite os títulos. À medida que as prestações vão sendo pagas pelos clientes, novos contratos entram no lugar.
Assim, se a empresa que originou os recebíveis (a loja, a construtora ou a concessionária, por exemplo) quebrar -caso da Mesbla-, os investidores recebem o dinheiro de volta. Os papéis da Mesblatrust foram os pagos pela empresa, lembra Paulo Rabello de Castro, da SR Rating/Duff & Phelps, empresa de classificação de riscos.

Texto Anterior: Indústria acha alternativa para financiar o consumo
Próximo Texto: Comércio já utiliza a opção de crédito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.