São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
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Comércio já utiliza a opção de crédito

FÁTIMA FERNANDES; MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O varejo está à frente da indústria na captação de recursos por meio da securitização de recebíveis. Mesbla, Mappin e Bompreço já utilizaram o mecanismo. Agora é a vez da Casas Bahia.
A rede de lojas de Samuel Klein fechou com o Unibanco um pacote de securitização da ordem de R$ 700 milhões.
Os primeiros R$ 50 milhões foram captados em dezembro passado com uma emissão de notas promissórias da Bahiatrust, empresa criada somente para captar os recursos. O dinheiro entrou por 180 dias, a uma taxa prefixada de 24% ao mês -metade dos juros praticados normalmente no crediário pelas grandes redes.
Agora, outros R$ 250 milhões estão a caminho.
"Nos próximos dias fecharemos a segunda parte do programa. A securitização permitirá à casas Bahia aumentar o volume de financiamentos para a clientela. É um complemento ao crédito bancário", afirma Márcio Guedes, responsável, no Unibanco, pela área de operações de dívida no mercado de capitais.
Supermercado
O Bompreço, rede com 50 lojas espalhadas por seis Estados do Nordeste, fez sua primeira securitização de recebíveis em agosto passado. A captação foi de R$ 40 milhões. Para este ano, a empresa estuda a mesma operação para obter até R$ 80 milhões.
"No ano passado a operação foi de R$ 40 milhões porque era esse o valor que precisávamos. Agora, neste ano, se tivermos volume de recebíveis faremos nova captação", diz Marcelo Silva, diretor de planejamento e de relações com o mercado.
A operação do Bompreço consiste em financiar o valor das contas a receber do seu cartão de crédito, o HiperCard, que representa cerca de 30% da receita da empresa -de R$ 1,4 bilhão em 1995.
(FF e MG)

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