São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudante leva atleta ao Japão

JOSÉ ALAN DIAS
DA REPORTAGEM LOCAL

O estudante de direito Rogério Teruo Hangai está se especializando em exportar jogadores brasileiros para atuar no Japão.
Hangai, 27, é empresário dos sete atletas que estão atuando no campeonato daquele país.
Além de Pampa, medalha de ouro em Barcelona-92, que atua no NEC-He, atuam no torneio local Nei, ex-Report/Suzano, Dentinho e Toaldo, ex-Olympikus, Allan, que atuou no Palmeiras, e Orlando, ex-Interclínicas.
O empresário morou durante três anos no Japão. Enquanto trabalhava numa agência de eventos, manteve contatos com pessoas ligadas ao esporte.
"Quando eu voltei, as equipes começaram a convidar jogadores brasileiros. E o pessoal pedia para eu ajudar com a documentação."
Segundo Hangai, a vantagem de atuar no vôlei oriental é que em quatro meses os atletas conseguem ganhar o equivalente a uma temporada no Brasil.
Os salários médios, segundo ele, são de cerca de R$ 150 mil por temporada. Ainda recebem moradia, alimentação e passagens.
"Os times pertencem a empresas. Então, normalmente, o funcionário trabalha de manhã no escritório e à tarde vai treinar."
Para facilitar seus negócios, Hangai mantém um escritório no Brasil e outro no Japão.
"A experiência está valendo. A vantagem aqui é que nós temos tudo do melhor. Mas também somos muito cobrados pela equipe", diz o atacante Pampa.
(JAD)

Texto Anterior: Clubes reclamam apoio da CBV
Próximo Texto: Corinthians vai bem; Santos está em xeque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.