São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

Anticorpo - Proteína produzida pelas células do sistema de defesa do organismo (sistema imune) em resposta à entrada no organismo de alguma substância estranha (vírus, bactérias, transplantes, partículas de poeira etc). Cada anticorpo é produzido especificamente para cada invasor e se transforma numa memória do corpo: quando a substância volta a invadir o organismo, o anticorpo a reconhece e ativa células de defesa para destruí-la.
Interleucina - Substância do grupo das citocinas produzida por células de defesa. As interleucinas agem como mediadoras entre os leucócitos (tipo de célula de defesa). Isto é, elas servem de meio de comunicação entre essas células durante o processo em que o organismo se prepara para combater um invasor.
Interferon - Citocina que faz aumentar a resistência das células do organismo a um ataque por vírus, entre outras características. O interferon também aumenta a quantidade de células de defesa "matadoras", que destroem invasores ou células anormais.
Recombinante - Feito por meio de engenharia genética, a tecnologia de combinar genes de várias origens em laboratório. Os genes contêm instruções para fabricar um organismo e para produzir substâncias que o fazem funcionar.
Inibidor de protease - Medicamento que impede (inibe) a ação da enzima protease, necessária para o amadurecimento final e multiplicação do vírus HIV dentro das células de defesa do organismo. Nesse momento, o vírus destrói essas células. Com menos células de defesa, o organismo torna-se incapaz de reagir a uma infecção -a pessoa se torna doente de Aids. Em combinação com outras duas drogas tradicionais contra o vírus ("coquetel") foi possível praticamente zerar o HIV no sangue.

Texto Anterior: Médico prevê vacina da Aids em quatro anos
Próximo Texto: Explosão mata 12 e fere 68 no Paquistão; Morre líder de grupo argelino GIA, diz jornal; Balonista cruza Líbia, mas falha em desafio; EUA entram em alerta para posse de Clinton; Ruanda condena 3º à morte por genocídio; Sindicatos coreanos amenizam greve geral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.