São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De FHC para FHC

CLÓVIS ROSSI

São Paulo - Como o leitor antigo certamente se lembrará, Fernando Henrique Cardoso já foi meu colega de trabalho. Assinava, às quintas-feiras, a coluna ao lado, hoje ocupada pelo diretor de Redação da Folha, Otavio Frias Filho.
Pouco antes de assumir a Presidência, enquanto passeava pelo magnífico centro velho de Praga (República Tcheca), FHC chegou a cobrar, brincando, a devolução da coluna.
Reclamava que Otavio usava o espaço que fora dele para criticá-lo.
Como tenho uma vocação incontrolável para agradar aos poderosos, que nunca consegui exercer, aproveito a ocasião para devolver parte da coluna ao presidente, reproduzindo texto exumado pelo jornalista Francisco Pinheiro, âncora da Rádio CBN e da TV Globo.
Vamos lá:
"Hoje, eu não quero escrever sobre política. Chega de pacotes, prorrogações, REELEIÇÕES (maiúsculas minhas), sabujices de toda ordem. Há dias em que, por respeito a sentimentos genuínos, não dá para perder tempo com tanto lixo, tanta desonestidade e tanta ousadia de mequetrefes que viram manchete de jornal por melhor servir ao Poder desservindo ao País" (maiúsculas do original).
Foi publicado, nesta mesma página, dia 21 de janeiro de 1982 e era homenagem à cantora Elis Regina, que morrera pouco antes.
Pena que não haja espaço suficiente para reproduzir o resto, pois o texto é bonito. Homenageia Elis por ser parte "dos que querem mudar tudo para que a tristeza não esteja sempre pontilhando o sucesso de cada um".
Talvez, algum dia, FHC possa dar nome aos bois, ou melhor, aos "mequetrefes" (biltre, patife, segundo o "Aurélio").
Quem servia ao poder em 1982? Todo o PFL de hoje, por exemplo, embora seus atuais integrantes estivessem então quase todos no PDS. Não parece gente do gênero que "quer mudar tudo", não é?

Texto Anterior: GLOBALIZAÇÃO DOS TIGRES
Próximo Texto: Os blefes na reeleição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.