São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
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Empresas inflam resultados, dizem publicitários

DA REPORTAGEM LOCAL

"As agências mentem." Daniel Barbará, diretor comercial da DPZ, é direto ao responder por que existe polêmica sobre os diversos rankings das agências.
"O ideal seria que todas as agências publicassem seus balanços, com os relatórios das auditorias, mas são poucas os grupos que fazem isso", diz ele.
"Existe certa avidez da parte de algumas agências, que inflam seus números para parecerem maiores do que são. Mas, qualquer pessoa que acompanhe televisão e leia jornais e revistas percebe que certas agências não podem ter tido o faturamento que dizem que tiveram porque seus clientes não tiveram uma grande presença na mídia", confirma Washington Olivetto, presidente da W/Brasil.
Muitas agências usam algumas fórmulas para calcular seu faturamento que acabam "engordando" seus números. Uma prática comum é multiplicar por cinco o valor das comissões pagas pelos clientes nos casos em que a agência não é responsável pela veiculação do anúncio.
Pela lei brasileira, o anunciante deve pagar 20% do valor da veiculação do anúncio para a agência, mas isso está mudando.
É cada vez maior o número de anunciantes que negociam com sua agência outras formas de pagamento. A remuneração pode ser um valor fixo por determinada campanha publicitária ou pode ser uma comissão que varia conforme o resultado dos anúncios -se as vendas do produto anunciado aumentam, é maior o pagamento para a agência, por exemplo. Ou pode ser uma combinação de várias fórmulas.

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