São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997 |
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Aumenta a disputa pelo mercado Empresas investem mais CLÁUDIA PIRES
A reestruturação da estratégia de mercado dessas empresas veio depois que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) proibiu a divulgação da marca Kolynos pela Colgate-Palmolive nos próximos quatro anos (veja texto nesta página). Diante da decisão, empresas concorrentes como a Gessy Lever e a Procter & Gamble devem investir pesado para assumir a liderança do setor que atualmente pertence à Kolynos. Largada A primeira a investir neste ano é a Gessy Lever. A partir do próximo mês, a empresa coloca no mercado uma nova pasta de dente, com novo sabor e fórmula. Na sequência deste lançamento devem vir outros. Só para propaganda e divulgação dos novos produtos, a Gessy está investindo 30% a mais do que no ano passado, quando os valores chegaram a US$ 9 milhões. A nova campanha do creme dental poderá ser vista a partir do dia 13 de fevereiro em todo o país. Também serão investidos outros US$ 3 milhões em automatização e modernização da produção na fábrica de São Paulo. A estratégia da Gessy ambiciona levá-la ao segundo lugar no mercado de dentifrícios. O primeiro lugar deve ficar com a Colgate, que detém 25% de participação -sem incluir a marca Kolynos. A Kolynos está fora da disputa por quatro anos. Até o ano passado, a marca detinha a maior fatia do bolo, algo em torno de 48% de participação. A união das duas empresas daria à Colgate-Palmolive a liderança com mais de 70% do mercado, o que motivou a ação da concorrência junto ao Cade. Lançamentos O grupo Gessy Lever também é responsável pela comercialização das marcas Close-Up e Signal. Somando as três marcas, a empresa alcançou cerca de 20% de participação no mercado de creme dental no país até o ano passado. O novo creme dental da Gessy leva o mesmo nome da empresa. A pasta de dente terá sabor de juá, o fruto do juazeiro, misturado com hortelã, e também vai ganhar nova embalagem. A escolha do novo sabor está longe de ser aleatória, segundo informação de Ronald Rodrigues, diretor de assuntos corporativos da Gessy Lever. "Nossa penetração nas regiões Norte e Nordeste é bem menor que no Sul e Sudeste do país." A escolha deste sabor, na sua análise, favorece um ganho de mercado nessas regiões. "Também estamos buscando desenvolver produtos que tenham características cada vez mais nacionais." Geléia Rodrigues também afirma que a empresa está testando um novo produto no sul do país, o Close-Up Liquid, uma espécie de geléia para higiene bucal. A fase de teste do novo produto deve durar ainda cerca de um ano. O ciclo de lançamentos da Gessy Lever começou em dezembro do ano passado, quando a empresa lançou uma campanha publicitária para a introdução de nova versão para a marca Close-Up. Texto Anterior: Rentabilidade e expansão foram menores Próximo Texto: Colgate-Palmolive investirá R$ 130 mi Índice |
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