São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNIÃO DE OPOSTOS

Um encontro previsto para amanhã entre o governador Mário Covas (PSDB) e o prefeito Celso Pitta (PPB) poderá resultar em um cronograma de ações conjuntas do governo estadual e da prefeitura para a cidade de São Paulo. Caso essa iniciativa venha a se concretizar, significará um promissor e raro momento de cooperação entre as duas administrações visando objetivos comuns.
O histórico recente das relações entre as duas esferas de governo não enseja grandes esperanças de que possa haver uma real união de esforços. Dificultada por interesses partidários, a relação entre prefeitura e governo, nos últimos anos, tem sido marcada por acusações, disputa por espaço junto à opinião pública e uma constante falta de racionalidade em muitas de suas atividades.
Desde que a prefeitura paulistana foi ocupada por Mário Covas, indicado pelo então governador Franco Montoro, na época ambos do PMDB, as administrações municipal e estadual nunca mais tiveram governantes do mesmo partido. O relacionamento entre as duas esferas foi geralmente conturbado, e pouco se viu em termos de cooperação entre elas.
Tal situação se agravou nos últimos anos da administração do prefeito Paulo Maluf (PPB). Com o PSDB à frente do governo estadual, houve conflitos de interesse em diversas áreas, como saúde (devido ao PAS, da prefeitura) e meio ambiente (rodízio de veículos e programas de controle da poluição dos carros).
Assim, a aparente disposição de Covas e Pitta de atuar lado a lado poderá trazer muitos benefícios à cidade na busca por alternativas contra as enchentes ou na tentativa de melhorar os sistemas de saúde, transportes e viário -como na construção do anel rodoviário em torno da capital, definida na última sexta-feira.
Ainda é cedo para saber até onde realmente vai tal inclinação ao diálogo e à cooperação mútua. Mas, se forem conciliados os interesses políticos envolvidos, muito se poderá esperar dessa ação conjunta.

Texto Anterior: FAXINA NOS ESTADOS
Próximo Texto: MPB GLOBALIZADA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.