São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venezuela protesta contra a Colômbia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os industriais venezuelanos suspenderam o envio de suas mercadorias para a Colômbia há uma semana, em protesto contra o novo imposto sobre o financiamento estrangeiro ditado pelo presidente colombiano Ernesto Samper. O imposto integra um pacote de medidas de emergência econômica.
O presidente do Conselho da Indústria (Conindustria), Pedro Carmona, que foi membro da Junta do Acordo de Cartagena (Junac), disse que pedirá ao organismo andino que se pronuncie sobre se o tributo constitui uma restrição às atividades comerciais no marco dos compromissos de não-discriminação incluídos no Acordo de Cartagena.
Ele afirmou ainda que existem prazos legais para a consulta e que em uma semana se poderia contar com uma resposta da instância andina. A Comunidade Andina, cujo órgão central é a Junac, com sede em Lima, associa Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
O novo imposto colombiano, que atinge o financiamento estrangeiro para desestimular o endividamento externo do país, é visto como instrumento protecionista pelos venezuelanos.

Texto Anterior: Davos discutirá revolução digital
Próximo Texto: A solução para a Mendes Júnior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.