São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terremotos deixam 7 mortos na China

Tremores ferem outras 10 pessoas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Dois violentos terremotos atingiram ontem a região autônoma de Xinjiang Uygur (noroeste da China) matando ao menos sete pessoas e ferindo outras dez.
Os tremores, de 6,4 graus e 6,3 graus na escala Richter, ocorreram com um minuto de diferença. O primeiro abalo sísmico começou às 9h47 (23h47 de anteontem em Brasília), informou a Oficina de Sismologia de Xinjiang Uygur.
O epicentro dos dois terremotos ficou próximo da cidade de Jiashi, de 260 mil habitantes. Anteontem, um terremoto de 5 graus na escala Richter, ocorrido no vizinho Tibete, não produziu vítimas.
Segundo o porta-voz da Oficina de Sismologia, "as mortes se produziram em povoações isoladas situadas perto do epicentro. Achamos que o balanço final das vítimas será mais grave".
O porta-voz informou ainda que a maioria das mortes foi causada pelo desabamento de casas.
A região de Xinjiang Uygur sofreu dez terremotos de mais de 6 graus na escala Richter nos últimos dez anos. Em março do ano passado, um terremoto deixou 24 mortos e 80 feridos.
O mais violento deles, ocorrido em novembro último, atingiu 7,1 graus na escala Richter (que varia de zero a dez). Este, porém, não deixou mortos pois seu epicentro ficou numa região pouco povoada.
Xinjiang Uygur também está sendo assolada, desde o final de dezembro, pelas mais intensas tempestades de neve registradas nos últimos 30 anos.
As tempestades causaram a morte de 36 pessoas e deixaram mais de 300 mil desabrigadas.

Texto Anterior: Presidente admite atender grevistas
Próximo Texto: Hong Kong abre crise Londres-Pequim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.