São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hong Kong abre crise Londres-Pequim

China quer alterar legislação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Reino Unido vai protestar da decisão do governo chinês de alterar a legislação que garante direitos individuais na colônia britânica de Hong Kong após 1º de julho deste ano, quando ela será devolvida à administração de Pequim.
O Foreign Office (a chancelaria britânica) convocou o embaixador chinês para registrar um protesto formal contra o plano de emendar ou rejeitar 25 leis promulgadas pelo governador britânico do território, Chris Patten.
Patten disse ontem que seu país vai expressar "profunda preocupação" também no âmbito do comitê de transição, em que diplomatas dos dois países discutem detalhes da entrega de Hong Kong.
O governo chinês respondeu ontem mesmo: "Não podemos aceitar a declaração de Patten", disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.
A decisão do Comitê Preparatório, apontado pela China, foi anunciada no domingo. Um dos principais alvos de mudança são leis que garantem a democracia. A China é governada em regime de partido único, o Comunista.

Texto Anterior: Terremotos deixam 7 mortos na China
Próximo Texto: Indianos confundem balão com templo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.