São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA recrutam guerrilheiro

The New York Times
de Nova York

DO "THE NEW YORK TIMES"

Autoridades norte-americanas recrutaram um ex-líder da guerrilha de El Salvador como informante e permitiram que ele se mudasse para o país, mesmo sabendo que ele planejou um ataque em que morreram seis cidadãos norte-americanos.
O jornal diz que diplomatas dos EUA e a CIA sabiam, por meio de informações de guerrilheiros salvadorenhos, que Pedro Antonio Andrade comandou um ataque a uma série de bares em San Salvador, em 1985.
Andrade foi preso em 1989, mas conseguiu fazer um acordo com as autoridades.
Ele levou a polícia até o maior depósito de armas mantido pelos guerrilheiros e deu informações adicionais em troca da permissão para que ele e sua família se mudassem para os EUA.
Hoje, uma intensa investigação está sendo conduzida para apurar o que o país sabia sobre Andrade quando permitiu que ele se estabelecesse na cidade de West New York, Nova Jersey.
Ele está preso por permanecer nos EUA com visto vencido e aguarda uma decisão sobre um pedido de asilo político.

Texto Anterior: Governo recua sobre fraudes nas eleições de 8 cidades
Próximo Texto: Temperatura da Terra de 96 é menor que de 95; Cirrose mata produtor da vodka Stolitchnaia; Alemães e tchecos assinam reconciliação; Vaticano ataca idéia de liberação das drogas; Tropa peruana simula ataque a casa ocupada; Metano explodiu TWA, acredita engenheiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.