São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peru desloca blindados à casa ocupada

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Peru realizou ontem uma maciça demonstração de forças ao redor da casa do embaixador japonês em Lima, ocupada por guerrilheiros do Movimento Revolucionário Tupac Amaru (MRTA). O sequestro completa hoje 37 dias. Restam 73 reféns.
Dois blindados de transporte de tropas, armados com metralhadoras 30 mm, foram posicionados ao redor do local. Os veículos, de fabricação israelense, têm capacidade de transitar sobre terrenos minados, como o jardim da casa.
Um dos blindados deixou o local após uma hora e meia. Tropas de elite também se posicionaram. Pela manhã, um helicóptero havia sobrevoado a casa por várias vezes.
Na véspera, os oficiais já haviam comandado um exercício militar na área, e, segundo a agência "France Presse", a casa foi atacada com paus e pedras.
Na manhã de ontem, foram ouvidos disparos vindos da residência do embaixador, invadida durante uma recepção de gala na noite de 17 de dezembro. Foram dois tiros isolados e uma rajada, que não deixaram feridos e não mereceram explicação nem dos militares nem dos terroristas.
Os disparos fizeram com que os militares se tomassem posição de combate, mas não provocaram maiores consequências.
O bispo conservador Juan Luis Cipriani, ligado ao movimento Opus Dei e tornado representante do Vaticano para a crise, saiu da casa no começo da tarde de ontem sem anunciar nenhuma mudança na posição do grupo de esquerda.
Os terroristas reivindicam a libertação de membros do MRTA presos no Peru. O governo se nega a ceder. O grupo pede também "mudanças sócio-econômicas."

Texto Anterior: Conheça o caso Roe versus Wade
Próximo Texto: Duas explosões matam ao menos 3 na Argélia; Greve desafia governo da Coréia do Sul; Arafat diz que Estado não depende de Israel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.