São Paulo, sábado, 25 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVESTIGAR A FUNDO

Em meio à desgastada discussão sobre o direito à reeleição para o Executivo, a Câmara dos Deputados parece ter abandonado a inicial disposição de apurar a existência de um esquema de venda de concessões de rádios FM, como revelou reportagem publicada por esta Folha.
Até agora, mais de um mês depois de feita a denúncia, as investigações não avançaram. Um dos supostos participantes do esquema, deputado federal João Iensen (PPB-PR), deveria ter sido ouvido nesta semana pelo corregedor interino da Câmara, Ronaldo Perim (PMDB-MG), o que não aconteceu. Cristaliza-se a sensação de que a denúncia tende a ser esquecida ou pelo menos minimizada dentro dos trâmites do Legislativo.
Assim, é animadora a informação de que o deputado Ivan Valente (PT-SP) reuniu entre os membros da Casa as assinaturas necessárias para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para o caso.
A formação de uma CPI certamente demonstrará maior empenho da Câmara em esclarecer uma denúncia que envolve um de seus membros, combatendo assim os efeitos do sempre atuante corporativismo. A comissão poderá também possibilitar o rastreamento de cheques e ligações telefônicas que possam comprovar a existência da rede de extorsão que estaria agindo em nome do Ministério das Comunicações.
Desde que tomou conhecimento das primeiras informações sobre a existência do esquema, o ministro Sérgio Motta negou o envolvimento do seu ministério. Mais um motivo para que o Executivo apóie não só a instalação da CPI, mas também a ação da Polícia Federal, que já trabalha no caso buscando precisar o raio de ação dos intermediários que afirmaram, em conversas gravadas, ter influência sobre decisões do governo federal na área de comunicações.
As denúncias atingiram diretamente a concessão de rádios no país, que continua sob suspeita. Investigá-las a fundo é a melhor maneira de comprovar a lisura do processo.

Texto Anterior: ENGENHARIA FINANCEIRA
Próximo Texto: NEM TÚMULO NEM SAMBA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.