São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aposentado protesta contra a reeleição

Encontro de prefeitos defende emenda

DA FOLHA VALE; DA AGÊNCIA FOLHA

Manifestações contra a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) marcaram a 8ª Romaria Nacional dos Aposentados, ontem em Aparecida (170 km a nordeste de São Paulo).
A romaria reuniu cerca de 2.000 pessoas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais em uma missa na Basílica Nacional.
O movimento foi organizado pela Federação Nacional dos Aposentados. A romaria teve como tema "Justiça e Trabalho".
Os manifestantes portavam bandeiras da CUT (Central Única dos Trabalhadores), além de faixas e bottons contra a reeleição. Antes da missa, os manifestantes gritaram palavras de ordem contra a reeleição.
Representantes da Federação Nacional dos Aposentados criticaram o governo por centrar forças na campanha para a reeleição, deixando os problemas sociais em segundo plano.
"A reeleição não é mais importante para o país que reduzir as desigualdades sociais", disse o diretor-executivo da federação, Benedito Domingues.
Prefeitos
O encontro do ministro Antonio Kandir (Planejamento) com cerca de cem prefeitos do interior paulista ontem de manhã se transformou em ato pró-reeleição. O ministro vinculou a perspectiva de crescimento econômico do país ao projeto de reeleição de FHC.
Ele participou da posse da diretoria da AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense), entidade que reúne 82 municípios na região administrativa de São José do Rio Preto (451 km a noroeste de São Paulo).
O presidente da Associação Brasileira de Municípios, Welson Gasparini, anunciou que os prefeitos vão a Brasília em caravana na quarta-feira para pressionar os deputados a votar favoravelmente ao projeto amplo de reeleição. O principal temor dos prefeitos é que a reeleição nos municípios seja excluída do projeto. "Estão tramando um golpe sujo", disse.

Texto Anterior: Ex-arenistas viram "neotucanos"
Próximo Texto: Governo agora evita choque com PMDB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.