São Paulo, sexta-feira, 31 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uso de drogas assusta em SC

LÉO GERCHMANN
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Santa Catarina organiza hoje uma guerra ao uso de drogas.
A Secretaria da Saúde constatou que a transmissão do HIV (vírus da Aids) pelo consumo de drogas equivale hoje à causada pela relação sexual. Isso está levando as autoridades a fortalecer o trabalho de educação da população.
"O fato de Itajaí ser uma cidade portuária e de Balneário Camboriú ser uma praia com grande potencial turístico as leva a ter altos índices de contaminação por HIV", disse o médico Aroldo de Carvalho, gerente do DST/Aids em Santa Catarina.
Carvalho afirmou que o tráfico de drogas é disseminado no Estado devido ao turismo litorâneo e ao movimento intenso no porto.
Em Itajaí, segundo o médico do DST/Aids, há um trabalho de "conscientização nas escolas contra as drogas e nos prostíbulos em relação ao sexo".
Índices da secretaria no Estado indicam 499 casos de infectados pelo HIV devido ao uso de drogas, 363 com contaminação de origem desconhecida, 671 de transmissão de homens para mulheres, 260 entre homossexuais, 61 de homossexuais que usam drogas, 121 de bissexuais e 51 de bissexuais que usam drogas.
Um dado que Carvalho define como "assustador" é o fato de haver uma mulher para cada três homens com o HIV, "o que gera o nascimento de crianças contaminadas".

Texto Anterior: Região de Ribeirão está na lista
Próximo Texto: Polícia fecha o Café Photo e prende donos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.