São Paulo, sexta-feira, 31 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Município de Alagoas registra 82 casos de cólera em janeiro

MARIANA SGARIONI
DA AGÊNCIA FOLHA

O município de São José da Laje (100 km a noroeste de Maceió) enfrenta uma epidemia de cólera. Em janeiro, foram registrados 82 casos e 1 morte em decorrência da doença. Nos últimos três meses de 1996, foram registrados 131 casos, com 6 mortes.
Em decorrência do crescimento da doença, o prefeito Paulo Roberto Pereira de Araújo (PSD) decretou estado de calamidade pública.
"A cidade não tem água devidamente tratada nem saneamento básico. O hospital local também não tem condições de atender a todos os doentes", disse a secretária municipal da Saúde, Maria do Socorro Teotônio de Oliveira.
Segundo ela, o diagnóstico da doença no município é feito através dos sintomas.
A situação criada pela epidemia de cólera na cidade levou ontem a mulher do prefeito, Carly Valença, a uma reunião com a primeira-dama, Ruth Cardoso, em Brasília.
"Espero que ela se sensibilize e nos ajude a resolver a situação", afirmou o prefeito.
Estado
A Secretaria Estadual da Saúde registrou neste ano, por meio de exames laboratoriais, 71 casos confirmados da doença no Estado -11 são de São José da Laje.
Segundo a superintendente de saúde da secretaria, Kátia Betina Rios Silveira, há, em todo o Estado, 84 casos de suspeita de cólera e 160 de diarréia.
Ela afirmou que os números apresentados pela Prefeitura de São José da Laje não correspondem aos números oficiais. Segundo ela, uma equipe de técnicos da secretaria visitou ontem o município para avaliar suas condições.
"Durante os meses do verão, é comum o aumento dos casos de diarréia. Por enquanto, não há casos clinicamente comprovados de que haja uma epidemia", afirmou.

Texto Anterior: Órgão sugere recolher remédio suspeito de causar meningite
Próximo Texto: Pitta afirma ter sido testado no 1º mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.