São Paulo, sexta-feira, 31 de janeiro de 1997
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Tela de Frans Post bate recorde mundial

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

O quadro "Vista de Cidade e da Fazenda de Frederick na Paraíba, Brasil" (1638), do pintor holandês Frans Post, foi vendido ontem por US$ 4.512.000 em leilão na Sotheby's, em Nova York.
O preço representa o recorde mundial para uma obra produzida no Brasil e ultrapassou em mais de cinco vezes a avaliação da casa de leilão: entre US$ 600 mil e US$ 800 mil. Bateu ainda o recorde mundial para uma obra de Post.
Os recordes anteriores, em ambos os casos, pertenciam à tela "Vista de Antonio Vaz", vendido em 1995 por US$ 3,5 milhões a um galerista de NY pela família do diplomata brasileiro Joaquim de Souza Leão.
"Vista da Cidade" foi encontrado recentemente em um castelo da Baviera, no sul da Alemanha. Era um dos trabalhos mais importantes disponíveis no leilão por se tratar de um dos 18 produzidos no Brasil (11 deles estão desaparecidos).
"Os outros quadros de Post foram produzidos na Holanda, de memória. São rearranjos do pintor para elementos brasileiros", esclareceu o livreiro Pedro Corrêa do Lago recentemente. Corrêa do Lago é representante da Sotheby's no Brasil e organiza, junto com sua mulher, um livro-catálogo sobre a obra do pintor holandês.
A Sotheby's vendeu ainda "Paisagem Brasileira com Nativos Dançando e uma Capela com Pórtico" por U$ 1.872.500. A tela servia de capa para o catálogo do leilão e, estranhamente, tinha avaliação entre US$ 700 mil e US$ 900 mil, superior a da tela brasileira do pintor holandês.
O Rio de Janeiro foi palco recentemente de outra movimentação financeira em torno de um trabalho de Post.
No início do mês, o óleo sobre madeira "Igreja com Pórtico Renascentista" (cerca de 1650), também chamado de "Paisagem Pernambucana", foi negociado por cerca de US$ 1,6 milhão. A transação não passou por leilão e foi feita diretamente entre colecionadores, segundo apurou a Folha. O trabalho não pertence ao grupo realizado no Brasil.
Frans Post ganhou fama graças às paisagens que realizou com elementos brasileiros. Ele esteve no Brasil entre 1637 e 1644. Trabalhava para João Maurício de Nassau, príncipe holandês que governou a Holanda Equatorial, na capitania de Pernambuco, entre 1637 e 1644.
Nassau trouxe artistas, como Post e Albert Ackout, para que retratassem fauna, flora e costumes.

Colaborou Carlos Eduardo Lins da Silva, de Washington

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