São Paulo, sexta-feira, 31 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Órgão coordena política de comércio exterior do país

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O Office of the United States Trade Representative (Escritório do Representante dos EUA para Comércio Exterior) foi estabelecido pelo presidente John Kennedy em 1963, devido à crescente complexidade do comércio mundial.
O titular do USTR tem nível de ministro e recebe o título de embaixador. Para assumir o cargo, precisa de aprovação do Senado. Ele responde direto ao presidente.
Sua função é desenvolver e coordenar a política de comércio exterior do país. Ele representa os EUA na OMC e em outras entidades internacionais de comércio.
Como o desempenho da balança comercial dos EUA se deteriorou muito durante a década de 80, o USTR ganhou maior visibilidade.
É ele quem aplica sanções contra países considerados pelos EUA protecionistas. O Brasil foi alvo delas na década de 80, devido à sua política para informática.
Com a elevação do perfil do USTR, aumentou também o cacife político de seus titulares. A indicação de Mickey Kantor, amigo de Clinton, para o cargo foi interpretada há quatro anos como indício da prioridade que o governo daria ao comércio exterior.
(CELS)

Texto Anterior: Ministra esconde lobby pró-México
Próximo Texto: Acordo com chineses ajudou a criar fama
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.