São Paulo, quinta-feira, 2 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Formação de pasto é maior causa

DO ENVIADO ESPECIAL

Especialistas apontam duas causas principais para os incêndios no Amazonas. A primeira delas seria a destruição da mata pelo fogo para a realização de grandes áreas de pasto, no interior do Estado.
"A criação extensiva de gado no Amazonas promove uma degradação muito grande. Dezenas de hectares são queimados para serem transformados em pasto. Hoje, temos uma média de 1,5 boi por hectare no Amazonas, quando já se criam 60 bois por hectare em outros Estados brasileiros", disse o superintendente do Ibama no Amazonas, Hamilton Casara.
Um dos objetivos da operação contra os incêndios é notificar os fazendeiros que ateiam fogo na mata para a formação de pastos.
Mas, de acordo com Casara, o mais grave é a devastação, pelo fogo, de áreas urbanas na região metropolitana de Manaus, para a especulação imobiliária.
"Temos vários condomínios cladestinos sendo formados por meio de queimadas. Nesse caso, a pessoa que devastar, por exemplo, dez hectares receberá uma multa de pelo menos R$ 20 mil.
"Já flagramos cinco lotes sendo queimados em um condomínio, por ser mais econômico. O Ministério Público vai agilizar os processos contra esses criminosos", disse a secretária municipal do Meio Ambiente, Rosalina de Lima.
Enquanto o Ibama vai atuar no interior e nos arredores de Manaus, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente atacará os focos urbanos.

Texto Anterior: 4 aeroportos têm má visibilidade
Próximo Texto: Inpe faz convênio com Sivam e ganha capacidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.