São Paulo, sexta-feira, 3 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PAPA CHEGOU

NÉLSON DE SÁ

POR NELSON DE SÁ
O que há por trás do papa, da imagem do papa? Jean Genet, dramaturgo francês maldito, responde que é um traseiro. Na verdade, não o do papa, mas o do homem que representa, interpreta o papa. O papa é imagem, que se vê de frente. "Ela", a peça de Genet que o diretor José Celso Martinez Corrêa encenou e protagoniza, ele próprio na figura do papa, mostra, expõe o traseiro de "Vossa Santidade".
Mas não é o ultraje, tão-somente, que Genet e Zé Celso estão buscando, a começar do título de duplo (até triplo) sentido. O teatro do autor, também o do diretor, já foi descrito como a um só tempo de glorificação e derrisão. Jean Genet e Zé Celso glorificam o papa, a imagem do papa, fazem seu ritual, ao mesmo tempo em que o questionam, ironizam.
Em cena, "ela", "Vossa Santidade", ou vossa "imagem", enfrenta uma sessão de fotografia. Um fotógrafo judeu ouve, durante a sessão, os "soluços" de um homem que não existe mais, anulado sob a "representação" do papa. A foto que conseguir, não do homem, mas da representação, do papa como ator, será levada a 15 milhões de pessoas, no mundo todo.
Uma parábola do mundo contemporâneo, de suas "personalidades", da princesa Diana ao piloto Ayrton Senna. Personalidades que, segundo o conceito que se formou na época em que era escrita a peça, que é de 55, "são conhecidas por serem conhecidas". Imagens sem corpo ou, diria Genet, sem traseiro.

ELA Texto: Jean Genet. Direção: José Celso Martinez Corrêa. Com: Zé Celso, Marcelo Drummond, Fransérgio Araújo e outros. Oficina (r. Jaceguai, 520, Bela Vista, região central, tel. 606-2818). 350 lugares. Qui. a sáb.: 21h. Dom.: 19h. Até 16/11. 90 min. Ingr.: R$ 20. Estac. c/ manob. (R$ 10).

Texto Anterior: São Paulo recebe virtuose do cravo
Próximo Texto: Berliner Ensemble encena 'Arturo Ui'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.