São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é Carl Bernstein

DA REPORTAGEM LOCAL

Carl Bernstein, 52, é um dos mais renomados jornalistas norte-americanos. Ele ganhou fama mundial nos anos 70, quando foi um dos responsáveis pela revelação do escândalo de Watergate, que culminou com a renúncia do presidente Richard Nixon, em 1974.
Com seu colega Bob Woodward, Bernstein escreveu uma série de reportagens sobre o caso para o jornal "The Washington Post". Os dois acabaram recebendo o Pulitzer, mais importante prêmio do jornalismo norte-americano.
Em 1992, Bernstein realizou seu primeiro trabalho de destaque sobre João Paulo 2º.
Ele escreveu uma reportagem, que recebeu a capa da revista "Time", em que revelava a existência de uma aliança entre o ex-presidente dos EUA Ronald Reagan e o papa. O objetivo da aliança era assegurar a sobrevivência do sindicato Solidariedade na Polônia, terra natal de João Paulo 2º, e incentivar a queda do comunismo nos países do Leste Europeu.
Devido à repercussão que a reportagem obteve, Bernstein aprofundou suas pesquisas sobre o papa. O resultado foi o livro "Sua Santidade -João Paulo 2º e a História Oculta de Nosso Tempo", escrito com o jornalista italiano Marco Politi e publicado no Brasil em 96 pela editora Objetiva.
Atualmente, Bernstein vive em Nova York. Ele trabalha como repórter para o "The Washington Post", jornal no qual também escreve críticas de rock and roll.

Texto Anterior: Católicos de ocasião
Próximo Texto: No país da primeira visita, tchan não passava nem com tarja preta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.