São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um papa multicultural

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

João Paulo 2º não foi o mesmo, na missa transmitida por Bandeirantes, Rede Vida, Manchete, Globo News.
Na homilia (e depois, pelas ruas) demonstrou cansaço no rosto e limitou-se ao escrito. Nada de "cacos".
Mas estavam ali, se não o ator (embora o papa tenha se empenhado na eucaristia), ao menos o escritor visionário e seus temas prediletos.
Em primeiro plano, e pela primeira vez nesta visita ao Rio, a família.
E ainda o multiculturalismo -o papa louvou muçulmanos como antes fez com os negros e os índios, ou melhor, os "afrobrasileiros" e os "povos indígenas".
No Maracanã, voltaria ao tema diante das mil crianças reunidas, na descrição da Globo, "em mistura de grupos para representar a família brasileira, de brancos, índios e negros".
Como se viu há dois anos em Nova York, em visita idêntica, este papa reverencia etnias mais do que nações (ele que já escreveu sobre o fim próximo do Estado-nação).
É a visão que João Paulo 2º tem do Terceiro Milênio, de que fala sem parar. Visão de paraíso multicultural, mas sem lugar para divorciados, homossexuais etc.
*
Uma peça escrita pelo papa aos 40, já bispo, está em turnê americana. Já passou pelo Carnegie Hall, em Nova York. A Globo fez uma divertida apresentação.
"A Joalheria" mostra a luta de três casais para entender amor e casamento. Um texto nada religioso, mais filosófico e psicológico, disse o diretor, também polonês.
Divertidas foram as reações do papa. Quando recebeu o diretor em Roma, perguntou se o público gostava, e depois "encontrou tempo de ler todas as críticas".
É João Paulo 2º, ator e autor muito atento à representação -e à sua recepção.
*
A Record armou ataques ao papa, no momento da missa. Um bispo da Igreja Universal defendeu até aborto:
- A pessoa tem direito de decidir. Não é pecado.
Um diálogo ouvido:
- Papa tem filho? (risos)
- Às vezes. (risos)

Texto Anterior: Para revista evangélica, papa tenta conter 'debandada' de fiéis no país
Próximo Texto: Papa diz que miséria destrói família e pede luta contra o desemprego
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.