São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curitiba muda cardápio para o frio

FERNANDO MENDONÇA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Os restaurantes de Curitiba (PR) especializados em servir pratos da culinária européia tiveram, neste inverno, que reforçar a despensa com ingredientes para receitas mais apropriadas aos dias quentes de verão.
O restaurante Helvetia costuma alterar o cardápio de pratos típicos da região de Berna, na Suíça, duas vezes por ano: na entrada da primavera e no começo do outono.
Hélio Galvão Ciffoni, dono do Helvetia, disse que o kassler (costeleta de porco), o eisbein (joelho de porco) e os consomês (caldos de carne ou de galinha) do cardápio de inverno não foram a melhor pedida neste ano. Os clientes preferiram os pratos mais leves.
"Algumas vezes tivemos que sair correndo até o supermercado mais próximo para comprar ingredientes de pratos que, normalmente, não estão no 'ranking' dos mais pedidos", afirmou Ciffoni.
Fondue e lareira
Além de provocar a correria atrás de ingredientes, a instabilidade das temperaturas foi responsável, segundo ele, por algumas passagens curiosas.
"Numa quinta-feira muito fria foi feita a reserva de uma mesa de fondue para o sábado, que acabou sendo um dia quentíssimo", disse. "A família não desistiu, chegou para o fondue reservado e ainda pediu para acender a lareira."
O suíço Arthur Saredi é dono do Chez Arthur e do Chalet Suisse, dois restaurantes de cozinha franco-suíça de Curitiba.
Segundo ele, neste inverno o fondue à bourguignnone acabou dando lugar ao linguado com maracujá.
"Nem cheguei a modificar o cardápio porque não dá para saber quando vem o frio, mas muitos clientes trocaram o queijo derretido pelo peixe grelhado e o vinho tinto pela cerveja gelada nos dois restaurantes", disse Saredi.
Carlos Antônio Feliz, sócio do restaurante Boulevard, de culinária franco-italiana, disse que os quatro pratos acrescentados ao cardápio para o dias frios quase não tiveram saída até agora.
Segundo ele, o creme de agrião, o consomê, o creme de batata-salsa com caviar e o creme de funghi vão continuar no cardápio até a chegada do verão.
"Mas sabemos que essas opções não farão mais sucesso neste ano", afirmou.

Texto Anterior: Cascavel faz seguro contra catástrofe
Próximo Texto: Adultos passam a tomar vacinas em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.