São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidades querem ser referência

DE BUENOS AIRES

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a União Industrial Argentina (UIA) anunciaram que vão se empenhar para remodelar a Aila (Associação Industrial Latino-Americana), também presidida pelo senador Fernando Bezerra.
Na reunião da última sexta-feira, Bezerra conseguiu a adesão da UIA à entidade latino-americana. O próximo passo é negociar a adesão das entidades industriais do Uruguai e do Paraguai.
Segundo Bezerra, a Aila deve se tornar uma referência para a posição do setor industrial na região dentro das discussões sobre a zona de livre comércio proposta pelos Estados Unidos, que iria do Canadá à Argentina.
A CNI e a UIA se pronunciaram favoravelmente às negociações do Mercosul com o México, que já mantem acordos bilaterais com Brasil e Argentina.
As duas entidades defendem que esses acordos sejam multilaterais, o que impediria distorções tarifárias no comércio entre o México e o Mercosul.
Os atuais acordos bilaterais permitem que o mesmo produto mexicano tenha tratamento tarifário diferenciado nos países que formam o bloco econômico, o que distorce a Tarifa Externa Comum praticada pelos países-sócios.
Os industriais brasileiros e argentinos reunidos em Buenos Aires reafirmaram uma posição conjunta em relação à Alca: a zona de livre comércio proposta pelos EUA só deve entrar em vigor após serem resolvidos atuais problemas comerciais entre os países do Mercosul e a principal potência econômica do planeta.
Eles afirmaram que vão acompanhar com atenção a visita que o presidente dos EUA, Bill Clinton, fará ao Brasil e à Argentina ainda neste mês.
Clinton já encaminhou ao Congresso norte-americano um pedido de "fast-track" (via rápida), que permitirá ao seu governo negociar acordos de livre comércio com outros países sem necessitar de um aval do Poder Legislativo.
Segundo as autoridades argentinas, Clinton deverá chegar à América do Sul sem uma resposta do Congresso sobre o pedido de "fast-track", o que deve esvaziar qualquer conversa em torno da formação da Alca.

Texto Anterior: Industriais do Mercosul decidem se unir
Próximo Texto: Fapi deve custar menos que previdência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.