São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
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Quatro novas marcas chegam em 98

DA REPORTAGEM LOCAL

O segundo semestre de 98 deverá ser novo marco na história da indústria automobilística brasileira.
Se as promessas forem cumpridas, o consumidor brasileiro vai ganhar quatro novas opções de automóveis produzidos no país.
A francesa Renault, que vai investir US$ 1 bilhão para construir a fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, garante que coloca as primeiras unidades da van Scénic no mercado em dezembro de 98.
A alemã Mercedes-Benz lança o Classe A, primeiro carro compacto da marca, que será produzido na fábrica da montadora em Juiz de Fora, Minas Gerais. A empresa vai investir US$ 820 milhões para fabricar 70 mil unidades por ano.
Audi
Outra montadora de automóveis de luxo, a também alemã Audi, promete colocar nas concessionárias a partir de novembro de 98 o carro compacto da marca, o Audi A3.
A Audi é uma subsidiária da Volkswagen mundial. O Audi A3 será produzido na fábrica Audi/Volkswagen que está sendo construída perto da Renault, em São José dos Pinhais. Serão 150 unidades montadas por dia.
Na mesma fábrica, a Volkswagen vai produzir os modelos Golf e Passat, que somente serão lançados em 99.
A japonesa Toyota, que também decidiu instalar sua fábrica de automóveis em São Paulo, como fez a Honda, promete colocar o novo Corolla no mercado em setembro de 98. O carro é um concorrente direto do Civic, da Honda.
A Toyota está investindo, em uma primeira fase, US$ 150 milhões na fábrica de Indaiatuba para produzir 15 mil Corolla por ano. Nos próximos dias, a montadora anuncia oficialmente a decisão de montar também um carro "popular no Brasil, que chegaria ao mercado no ano 2000.
A Mitsubishi tem projeto diferente. Promete lançar uma picape, a L200, produzida em Catalão, Goiás. O investimento é de US$ 35 milhões para montar 8.000 picapes/ano. Mas o projeto não tem recursos japoneses e não está inscrito no regime automotivo.

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