São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Techno sem idade

ANGÉLICA BANHARA

A bailarina Cida Castro, 73, leva o ritmo das pistas de dança para a academia
Ela dança há nada menos que 63 anos e não pára de inventar. Aos 73, a ex-bailarina e professora Cida Castro -mais conhecida como Siwa- acaba de lançar a aula de dança moderna movida a "techno", o ritmo número um das pistas de dança de São Paulo e do mundo.
A idéia surgiu a partir da trilha sonora de desfiles de moda. Siwa quis saber o que era aquela música eletrônica com batidas rápidas e repetitivas. O primeiro passo foi aprender a dançar no quarto da neta. "Aí, já estava pronta para enfrentar a noite", conta. Ela foi, com os netos, ao Florestta, casa noturna da Vila Olímpia que abriga teens movidos a techno.
"Fiquei na pista da meia-noite às 4h. Foi o máximo", conta. Depois de concluir que "na madrugada, tem gente que não sabe dançar", decidiu incorporar o ritmo à academia. O CD mais usado é do Clube B.A.S.E..
Mas a energia e a vitalidade de Siwa surpreendem mais que o fato de ela ter trazido o techno para a sala de aula. "Dormir é perda de tempo. Durmo das 2h às 6h", costuma dizer.
Em 1938, Siwa passou a integrar o elenco do primeiro Corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo. Do balé clássico, passou ao teatro, cinema e TV. No cinema, trabalhou nos Estúdios Vera Cruz e Atlântida ("Tico-Tico no Fubá" e "Quanto mais Samba Melhor").
Hoje, aos 73, diz que seu principal aliado é o equilíbrio. "Tudo na vida é dedicação. Tem de se cuidar: alimentação, corpo e controle emocional. Quem diz que não tem tempo de fazer exercício é porque não gosta de si mesmo."
Ela toma várias vitaminas (com acompanhamento médico) e diz que nunca fez regime. "Em vez de não comer para não engordar, como tudo -massas, pizza, bombom- e 'queimo' depois." O resultado você vê na sala de aula. Siwa leciona balé clássico e moderno todos os dias, de manhã e à tarde - e tem 300 alunos.

ONDE PRATICAR - Siwa Ballet: rua James Ferraz Alvim, 239, Morumbi (zona sudoeste), tel. 842-5219.

Texto Anterior: Dá vergonha ficar nu?
Próximo Texto: Design de bom humor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.