São Paulo, domingo, 5 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Design de bom humor

MARCELO LIMA

Profissionais brincam com móveis e aposentam funcionalismo excessivo
Móveis e objetos para casa são vistos frequentemente como simples instrumentos para a execução de atividades específicas e com uma beleza na maioria das vezes associada à função que desempenham. Mas, independente de sua performance, eles podem ser usados também para acrescentar cor, sensualidade e bom humor aos ambientes.
Em uma época na qual os objetos estão cada vez mais semelhantes, com mínimas alterações formais e tendendo para um funcionalismo excessivo, é interessante observar no trabalho de profissionais do Brasil e do exterior, a preocupação com um tipo de design que além de servir, pretende também comunicar.
Questionando as formas e o bom gosto estabelecidos, eles criam peças que permitem a experimentação, nas quais a função não é a preocupação central, e o que interessa é o humor.
Psicológo de formação, e autor de projetos inusitados como o de uma pipoqueira criada a partir de um capacete de segurança, Flávio acredita ser cada vez maior a demanda por objetos diferenciados, capazes de provocar novas sensações no consumidor, que não sejam causadas apenas por causa de sua função prática. "Nesse sentido, o humor é um dos veículos mais eficazes.", diz.

ONDE ENCONTRAR - Benedixt: pça Benedito Calixto, 100, Pinheiros, zona sudoeste, tel. 852-6551. By Design: al. Gabriel Monteiro da Silva, 958, Jardins, zona sudoeste, tel. 3064-9600. Firma Casa: al. gabriel Monteiro da Silva, 1487, Jardins, zona sudoeste, tel. 3068-0377. House Garden: al. Gabriel Monteiro da Silva, 1147, Jardins, zona sudoeste, tel. 881-1233. Masseria Giusti: shopping Ibirapuera, av. Ibirapuera, 3103, lj. F 40, zona sudoeste, tel. 543-5229.

Texto Anterior: Techno sem idade
Próximo Texto: Diversão de verdade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.