São Paulo, segunda-feira, 6 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O novo franchising

MARCELO CHERTO

Esta coluna vem, há tempos, falando da necessidade de evolução das operações de franchising, passando da terceira geração (formato de negócio) para a quarta geração (redes de aprendizado contínuo ou redes inteligentes).
Pois o especialista britânico Stuart Price acaba de divulgar uma tese interessante: a de que boa parte dos problemas que as redes de franquia vêm enfrentando na Europa é fruto das limitações características da terceira geração, que coloca ênfase excessiva na uniformidade e conformidade, em lugar de estimular a iniciativa e a criatividade dos franqueados.
Segundo ele, não pode se dar bem uma organização cujos integrantes (franqueados e funcionários) são mantidos "na coleira", impedidos de colocar em prática novas idéias e de exercitar seu próprio espírito empreendedor. Nesse modelo, a inovação é desencorajada.
***
De 29 deste mês a 1º de novembro acontece no Riocentro a segunda edição da Brasil Franchise Expo, uma das maiores e mais importantes feiras de franquias do hemisfério sul, promovida pela seccional Rio de Janeiro da ABF. Informações pelo telefone (021) 537-4338.
***
Num dia como hoje, as cerca de 270 lojas e 130 quiosques que compõem a rede brasileira do McDonald's servem, em média, 750 mil clientes. A rede fatura cerca de R$ 850 milhões por ano, o que coloca o Brasil entre os dez principais mercados do mundo, para essa empresa franqueadora.
Não é para menos que os caras vão investir mais de US$ 500 milhões aqui nos próximos quatro anos. Nesse período, a rede vai instalar mais lojas do que já construiu nos 18 anos em que está operando no Brasil.
***
Esta coluna entre no seu décimo ano de vida. Agradecimentos aos leitores que nos prestigiam.

Internet: www.franquia.com.br/cherto/
E-mail: marcelo.cherto@franquia.com.br

Texto Anterior: Memórias do catálogo da Sears
Próximo Texto: Cragnotti, da Itália, poderá comprar a marca Batavo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.