São Paulo, quarta-feira, 8 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concerto no Rio presta homenagem a Pixinguinha

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Orquestra Solo Brasileiro se apresenta hoje na sala Cecília Meireles (região central do Rio).
A apresentação faz parte do projeto Solo Brasileiro, que reúne solistas brasileiros de música clássica a uma orquestra de novos nomes, formada especialmente para o projeto.
O regente é o maestro Diogo Pacheco. Os solistas são o pianista Arthur Moreira Lima e o violinista Cussy de Almeida.
Arthur Moreira Lima é considerado um dos principais intérpretes de sua geração do repertório romântico, principalmente de Chopin.
Começou a estudar piano aos 6 anos e, aos 9, tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Em 65, projetou-se internacionalmente no concurso Chopin, em Varsóvia.
O violonista Cussy de Almeida, que nasceu em Natal (RN), apresenta solos em que mescla clássicos com música do Nordeste. Em 70, criou a Orquestra Armorial, importante conjunto da América Latina.
O programa inclui peças de Mozart, "Concerto para Piano nº 12 K. 414", Vivaldi, um movimento de "As Quatro Estações" -no Rio, a primavera-, e Villa-Lobos, prelúdio das "Bachianas nº 4".
A cada apresentação, a orquestra faz homenagem a um compositor nacional. Desta vez, foi escolhido Pixinguinha, em comemoração ao centenário de seu nascimento.
É apresentado um "pot-pourri" de suas canções mais conhecidas arranjadas para solos de violino, piano e orquestra de cordas.
O concerto termina com um solo de Cussy de Almeida para "Carinhoso", de Pixinguinha.
O Rio é a sétima das oito cidades brasileiras onde a Orquestra Solo Brasileiro se apresenta neste ano. Já passou por Brasília, Curitiba, Porto Alegre, entre outras.
No início de dezembro, o projeto encerra sua programação de 1997 em São Paulo, no teatro Cultura Artística.

Concerto: Orquestra Solo Brasileiro
Onde: sala Cecília Meireles (largo da Lapa, 47, centro, tel. 021/224-3913)
Quando: hoje, às 21h
Quanto: R$ 10 (balcão), R$ 15 (platéia)

Texto Anterior: "Hana-bi" abre a 21ª Mostra de Cinema
Próximo Texto: Matinas Suzuki tira memórias da tocaia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.