São Paulo, quarta-feira, 8 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lotus investe na geração de softs "leves"

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma nova geração de programas "leves", escritos na econômica linguagem "Java", está em gestação na Lotus.
Seu mais novo alvo são as pequenas e médias empresas, que poderão utilizar em seus PCs programas pequenos para fazer cálculos e outras tarefas dentro de navegadores comuns da Internet.
Cada soft não deverá ter mais de 500 Kbytes, contra os cerca de 15 Mbytes dos aplicativos atuais.
"KONA"
Ainda sob o nome código "Kona" -um tipo de café comum no Havaí e na costa leste dos EUA-, o pacote inclui processador de texto, planilha de cálculo, programa de apresentação, correio eletrônico, gerador de gráficos, agenda pessoal e de projetos e calendário.
A idéia é fazer com que os sete applets (pequenos programas) de "Java" se integrem à área de trabalho do micro e possam ser atualizados via Internet.
Além disso, a Lotus pretende oferecer opções específicas, como um programa para fazer orçamento, em vez de planilha genérica.
O produto deve chegar ao mercado no primeiro trimestre de 1998 como a terceira cria do "Kona".
Alteração
Inicialmente, o projeto previa um kit de ferramentas para desenvolvedores de software e um pacote para NCs (Network Computers), máquinas sem disco rígido que trabalham com os programas do computador central da rede.
A alteração tem bons motivos. "O mercado de pequenas e médias empresas vem crescendo mais do que das corporações. Além disso, 80% dos usuários de aplicativos utilizam apenas 20% dos recursos dos programas", justifica Stephen Sayre, vice-presidente de marketing da Lotus.
O "Kona" pode funcionar em qualquer sistema operacional, desde que haja um navegador de Internet 100% compatível com as especificações "Java", da Sun.

Texto Anterior: A volta do Amiga; Votos de felicidade; Superfino da Hitachi; Censura na TV; Gênio da lâmpada; Vírus em Compaq
Próximo Texto: Recuso crer que dependência da Internet seja doença
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.