São Paulo, quinta-feira, 9 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aurélio Miguel tenta completar 'Grand Slam' pessoal na França

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

Aurélio Miguel tenta hoje, na rodada de abertura do Campeonato Mundial de judô, no Palais Omnisport de Bercy, em Paris, França, conquistar o que considera o seu "Grand Slam" pessoal.
Desde que retornou da Olimpíada de Atlanta, onde conquistou a medalha de bronze, o judoca tem o pensamento fixo em apenas um objetivo: ser campeão mundial.
Esse é o único título expressivo que falta à galeria do atleta, medalha de ouro na Olimpíada de Seul e em torneios continentais.
"Sempre que se fala em Mundial, o Aurélio murmura 'essa é a única que falta, essa é a única que falta"', conta a mulher do lutador, Daniela Miguel, 27. "Ganhar esse título seria completar, como ele mesmo coloca, seu Grand Slam (uma alusão aos maiores títulos do tênis profissional)."
O lutador, que se recupera de uma contração muscular sofrida há duas semanas, concorda que a motivação será um dos fatores decisivos na disputa. "O primordial é querer mais que os outros."
O sorteio que define os adversários do brasileiro aconteceria ontem à noite em Paris.
Mesmo que não consiga ganhar o título dos meio-pesados, terá nova chance no domingo, quando lutará na categoria absoluto.
Também estréiam hoje na competição os pesos pesados Felipe Varga e Edilene Andrade e a meio-pesada Edinanci Silva.
Novas regras
Paralelamente à competição, está ocorrendo um congresso que discute mudanças no esporte. A alteração que mais polêmica provocou foi a que eleva o limite de peso de quase todas as categorias.
Henrique Guimarães, 25, bronze em Atlanta, mostrou-se satisfeito com a mudança. O limite de sua categoria, a dos meio-leves, foi aumentado de 65 para 66 quilos.
"Meu peso natural é 68 kg. Não precisarei me sacrificar tanto para 'dar o peso"', diz, ressaltando que é justamente aquele quilo extra o mais difícil de ser extraído. "Lutarei fortalecido."

Texto Anterior: Brasil e Espanha se enfrentam na Davis
Próximo Texto: Lutador brasileiro poderá ter revanche
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.