São Paulo, quinta-feira, 9 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foto definitiva foi feita por acaso

DA "FRANCE PRESSE"

Em um instante, único, a imagem de Ernesto Che Guevara foi captada em meio a uma multidão em 5 de março de 1960 pela lente de um fotógrafo que criou, por acaso, o ícone máximo da esquerda latino-americana.
Che Guevara assistia a uma homenagem às vítimas do barco La Coubre, que na véspera havia explodido na baía de Havana por causa de uma sabotagem.
A explosão do La Coubre levou às ruas os líderes cubanos para realizar uma manifestação em uma improvisada tribuna, numa manifestação que teve a presença do filósofo Jean-Paul Sartre.
A câmara do cubano Alberto Korda, do diário "Revolución", se deparou com Che.
"Estava a uma dezena de metros da tribuna onde falava Fidel e vi Che se aproximar do parapeito para ver a multidão. Surgiu em meu foco e fiquei impressionado por sua expressão. Tudo durou 30 segundos", conta Korda, autor da foto considerada uma das mais famosas imagens do século 20. A fotografia foi publicada pela primeira vez em 1961 no "Revolución".
Em uma viagem a Havana, o editor italiano Gian Giacomo Feltrinelli obteve a cópia da foto de Che. Quando o guerrilheiro morreu, esse editor imprimiu milhões de cartazes que deram a volta ao mundo.

Texto Anterior: Bolívia concentra festas para Guevara
Próximo Texto: Livro abre segredos de generais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.