São Paulo, quinta-feira, 9 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coréia do Norte oficializa dinastia Kim

País nomeia filho do "Grande Líder" para comandar o regime

TERESA POOLE
DO "THE INDEPENDENT", EM HONG KONG

A figura política mais misteriosa do mundo, Kim Jong-il, 55, finalmente recebeu, ontem, a promoção que todos esperavam. Pela primeira vez em mais de três anos a Coréia do Norte tem oficialmente um líder, selando a criação da primeira dinastia no mundo comunista.
Kim, o "Estimado Líder", foi oficialmente indicado secretário-geral do Partido dos Trabalhadores da Coréia, o partido stalinista antes chefiado por seu pai, Kim Il-sung, que morreu em 1994.
A confirmação de que Kim estava formalmente herdando o manto do pai foi adiada até que os tradicionais três anos de luto acabassem, embora ele já tivesse sido nomeado seu herdeiro aparente em 1974. O anúncio foi feito esta semana para coincidir com as comemorações do aniversário da fundação do partido, amanhã.
Kim já era o chefe das Forças Armadas, mas ainda não assumiu a posição de presidente do Estado, um posto que pode permanecer vago por algum tempo.
O espetáculo de grandes proporções que deve ocorrer amanhã para marcar a ocasião deverá contrastar com a fome e o colapso econômico que se abateu sobre o país nos últimos dois anos.
O mundo agora estará observando se a indicação formal de Kim abre alguma possibilidade de mudanças políticas, particularmente alguma indicação de que a Coréia do Norte possa tentar experimentar os benefícios obtidos pela vizinha China após ela ter relaxado sua rígida economia comunista. Pouco se sabe com certeza sobre Kim e se ele fará reformas.
A propaganda oficial sobre a indicação de Kim vai além da paródia, declarando que as pereiras e os pessegueiros florescendo e a captura de um peixe raro por pescadores -o peixe-pepino albino- mostrariam que Kim tem um "mandato celestial" para liderar o país.
Ao exaltar seus talentos, a agência de notícias oficial afirmou que Kim ensinou aos oficiais do Exército como atirar com as duas mãos. E suas capacidades científicas se revelaram cedo: "Quando era criança, ele descobriu por que as galinhas levantam o bico para beber água e por que não há flores pretas", disse a agência.

Texto Anterior: Livro abre segredos de generais
Próximo Texto: Papon pede para ser julgado em liberdade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.