São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade 'imita' Curitiba para prevenir caos

WAGNER OLIVEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

A Prefeitura de Bauru (SP) vem investindo na contratação de técnicos para melhorar o trânsito. Mudanças de mão foram feitas nas ruas centrais da cidade e há projeto para a instalação de semáforos computadorizados.
O engenheiro paranaense André Luiz Torrens, 35, presidente da Emdurb -que administra o trânsito municipal-, quer para Bauru um projeto semelhante ao implantado 25 atrás em Curitiba (PR).
Naquela época, a capital do Paraná começou a ser preparada pelos técnicos para enfrentar os problemas com o tráfego de veículos.
Em um convênio com a USP (Universidade de São Paulo), de São Carlos, cinco técnicos da Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru) estão desenvolvendo um plano diretor para Bauru, no qual a principal idéia é criar grandes avenidas de mão única que possam escoar rapidamente o trânsito entre os bairros e o centro de Bauru (340 km a oeste de São Paulo).
Para o trabalho em convênio com a USP, a Emdurb também pesquisou 5.000 casas, para mapear o deslocamento da população pela cidade. Os moradores foram questionados sobre a hora em que saem e chegam em casa, quando e como vão para o centro e com que meio de transporte.
Os dados estão sendo agrupados em um computador, que fará um mapa da movimentação dos habitantes. O projeto também prevê uma planta da cidade, em que seriam catalogados todos os dados sobre sinalização que possam ser usados para melhorar o trânsito.
Torrens diz que o projeto levará anos para ser concluído. "O projeto prevê muitas desapropriações para a construção das grandes avenidas. Mas precisa começar a ser feito agora, se não vamos pagar um preço alto no futuro."
Com cerca de 350 mil habitantes, Bauru tem frota de 115 mil veículos. A cidade é uma das primeiras do país a ter o trânsito municipalizado -fica com a receita das multas, reinvestida na melhoria do tráfego local.

Texto Anterior: Campinas desmonta parte de sua 'rótula'
Próximo Texto: 180 mil pessoas têm 70 mil veículos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.