São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 1997 |
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Cidade 'imita' Curitiba para prevenir caos
WAGNER OLIVEIRA
O engenheiro paranaense André Luiz Torrens, 35, presidente da Emdurb -que administra o trânsito municipal-, quer para Bauru um projeto semelhante ao implantado 25 atrás em Curitiba (PR). Naquela época, a capital do Paraná começou a ser preparada pelos técnicos para enfrentar os problemas com o tráfego de veículos. Em um convênio com a USP (Universidade de São Paulo), de São Carlos, cinco técnicos da Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru) estão desenvolvendo um plano diretor para Bauru, no qual a principal idéia é criar grandes avenidas de mão única que possam escoar rapidamente o trânsito entre os bairros e o centro de Bauru (340 km a oeste de São Paulo). Para o trabalho em convênio com a USP, a Emdurb também pesquisou 5.000 casas, para mapear o deslocamento da população pela cidade. Os moradores foram questionados sobre a hora em que saem e chegam em casa, quando e como vão para o centro e com que meio de transporte. Os dados estão sendo agrupados em um computador, que fará um mapa da movimentação dos habitantes. O projeto também prevê uma planta da cidade, em que seriam catalogados todos os dados sobre sinalização que possam ser usados para melhorar o trânsito. Torrens diz que o projeto levará anos para ser concluído. "O projeto prevê muitas desapropriações para a construção das grandes avenidas. Mas precisa começar a ser feito agora, se não vamos pagar um preço alto no futuro." Com cerca de 350 mil habitantes, Bauru tem frota de 115 mil veículos. A cidade é uma das primeiras do país a ter o trânsito municipalizado -fica com a receita das multas, reinvestida na melhoria do tráfego local. Texto Anterior: Campinas desmonta parte de sua 'rótula' Próximo Texto: 180 mil pessoas têm 70 mil veículos Índice |
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