São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 1997 |
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180 mil pessoas têm 70 mil veículos
WAGNER OLIVEIRA
O principal problema ocorre nas avenidas da Saudade e Hygino Mussi Filho, vias de mão dupla que dão acesso a três universidades -Unimar, Unesp e Fundação Eurípides Soares da Rocha. 40 minutos Para percorrer de ônibus urbano um trajeto que não chega a cinco quilômetros, são gastos cerca de 40 minutos em congestionamento nos horários de pico -entre o terminal dos coletivos e as universidades. Além da frota de veículos licenciados na cidade, Marília ainda recebe os carros de grande número de estudantes de cidades próximas que estudam nas universidades locais, aumentando ainda mais o problema de trânsito. Turnos Cerca de 5.000 estudantes se deslocam para lá nos turnos da manhã, tarde e noite, tornando o tráfego congestionado nas duas avenidas, que não têm condições de dar vazão normal ao pesado trânsito que se forma. Há ainda grupos de estudantes que vão para a faculdade em ônibus pagos por prefeituras das cidades próximas a Marília -o que contribui para ampliar o tráfego local de veículos de grande porte. Marginal A solução proposta pela coordenação do trânsito para tentar amenizar estes problemas é a construção de uma via marginal nas estradas que contornam Marília, visando desviar parte dos veículos desta área da cidade e desafogar o trânsito próximo às universidades. "Medidas precisam ser tomadas agora e não podem ser adiadas", afirmou o gerente de Trânsito e Transporte, Newton Garla. Ele não soube estimar o custo da construção da marginal, mas disse que a obra deverá estar incluída no orçamento municipal do ano que vem. Calçadão O gerente de Trânsito e Transporte afirmou que a prefeitura também pretende construir, no ano que vem, um calçadão no centro, com objetivo de reduzir o tráfego no local. As ruas próximas ao centro são muito estreitas, dificultando o passagem de veículos. "Marília não foge da realidade das médias e grandes cidades do interior. Elas não foram preparadas para suportar o trânsito, que é crescente e não deixa de ser um fator de preocupação para os municípios", afirma Garla. Texto Anterior: Cidade 'imita' Curitiba para prevenir caos Próximo Texto: Lentidão atinge 8 km em Santos Índice |
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