São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lentidão atinge 8 km em Santos

FREE-LANCE PARA A FOLHA EM SANTOS

Santos alcançou este mês o número de um veículo para cada dois habitantes, média semelhante à da cidade de Tóquio. Essa frota chega a duplicar nos feriados e fins-de-semana, com a vinda de turistas.
São 243.182 veículos, frota que aumenta 11% ao ano em uma cidade que não tem como se expandir. Espremidas por morros de um lado e o mar do outro, as ruas, estreitas e entrecortadas por 222 pontes, ficam totalmente congestionadas nos horários de pico, quando a CET-Santos registra 8 km de congestionamento.
"Saio 15 minutos mais cedo do trabalho para fugir do trânsito das 18h", disse o gerente de negócios Lourival de Camargo, 41.
A advogada Ana Luisa Lopes, 25, leva 40 minutos para percorrer os 6 km que separam sua casa do centro, onde trabalha.
"A ilha está se cobrindo de automóveis", disse o presidente da CET de Santos, Laurindo Junqueira Filho.
Para Junqueira, a solução está no investimento em transporte coletivo. Está sendo projetado um metrô de superfície. Por enquanto, foram criados ônibus seletivos, com ar-condicionado e bancos estofados, com tarifa de R$ 1,50.

Texto Anterior: 180 mil pessoas têm 70 mil veículos
Próximo Texto: 92% consideram trânsito problemático
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.