São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Premiação de Dario Fo causa surpresa

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O dramaturgo italiano Dario Fo, 71, foi declarado vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 1997.
O anúncio foi feito ontem pela Academia Sueca, em Estocolmo, e causou surpresa entre o meio literário, já que o nome do italiano nem sequer estava cogitado entre um dos prováveis vencedores.
O vencedor do ano passado foi a poeta polonesa Wislawa Szymborska, outra surpresa.
"Com sua mescla de humor e de seriedade, Fo nos abre os olhos para os abusos e as injustiças da sociedade e também amplia a perspectiva histórica na qual eles podem ser colocados. Fo merece o Nobel por rivalizar com os bufões da Idade Média com seus ataques às autoridades e por manter ao mesmo tempo a dignidade dos oprimidos", declarou a academia.
Fo é conhecido por suas comédias de alto teor político. Entre suas obras mais populares, está "Morte Acidental de um Anarquista" (1970; publicada no Brasil pela editora Brasiliense), sobre uma série de atentados direitistas na Itália, em 1969, que eram atribuídos a anarquistas.
Em 1980, Fo e sua mulher, Franca Rame, tiveram seus vistos para os EUA negados devido a seu apoio a atividades de esquerda na Itália.
A premiação de um dramaturgo é um fato raro na história do Prêmio Nobel. Curiosamente, antes de Fo, outro dramaturgo premiado foi o também italiano Luigi Pirandello, em 1934.
O último italiano agraciado com o Nobel foi Eugenio Montale, em 1975. Também já foram premiados Salvatore Quasimodo (1959), Grazia Deladda (1926) e Giosue Carducci (1906).
Dario Fo nasceu em Lago Maggiore, no norte da Itália. É casado com a atriz e dramaturga Franca Rame. Seu trabalho mais recente, "Il Diavolo con le Zinne" (O Diabo com Tetas) estreou no último mês de agosto em Messina (Sicília). Trata-se de uma comédia satírica ambientada na Renascença e protagonizada por um juiz e uma mulher possuída pelo diabo.
"Estou atônito", disse em uma entrevista por telefone, de seu carro, entre Roma e Milão. Fo disse que foi avisado sobre o prêmio por um motorista que andava a seu lado. O prêmio é de cerca de US$ 1 milhão e será entregue no próximo dia 10 de dezembro.

Texto Anterior: Estrelas dos big beats tocam no Brasil
Próximo Texto: Peças do comediógrafo consentem o improviso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.