São Paulo, domingo, 12 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Informática garante qualidade do sangue

Chances de contaminação diminuem

AURELIANO BIANCARELLI; RENATO KRAUSZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O uso da informática nos grandes bancos de sangue está reduzindo a níveis próximos de zero o risco de contaminação no processamento e armazenamento do sangue. As bolsas de sangue e os frascos para testes sorológicos são identificados por códigos de barras.
"Há cada vez menos interferência humana nos procedimentos", diz Dante Mario Langhi Junior, presidente do Departamento de Hematologia da Associação Paulista de Medicina. Comparada com o início do século, quando nada se sabia sobre a contaminação do sangue, a transfusão hoje é considerada um procedimento seguro.
Ao garantir segurança nos procedimentos, a informática vem permitindo que bancos menores enviem suas amostras para serem testadas nos grandes hemocentros. O perigo de a amostra ser trocada praticamente desapareceu. Com isso, os custos e os riscos diminuíram. No interior do Estado de São Paulo, 90% do sangue recolhido por bancos privados são testados por hemocentros públicos.
Apesar da segurança, a transfusão é considerada um procedimento de "risco alto", no mesmo patamar de uma cirurgia, diz Marisa Lima Carvalho, do Centro de Vigilância de São Paulo.
"A única transfusão totalmente segura é aquela que não é feita", diz o hematologista Celso Guerra. Os riscos maiores ficam por conta da "janela imunológica", o período em que os anticorpos estão se formando.
O outro risco corre por conta da saúde da população. No Estado de São Paulo, por exemplo, entre os 80% de pacientes que passam na entrevista, cerca de 7% deles descobrem que têm alguma doença contagiosa. Do total de doadores, 0,33% apresenta doença de Chagas confirmada, 0,59% tem sífilis, 0,47%, hepatite B, 0,67%, hepatite C e 0,14% está com HIV.
(AB e RK)

Texto Anterior: Risco de contrair HIV é de 1 para 200 mil
Próximo Texto: Episódio mostra despreparo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.