São Paulo, domingo, 12 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciclo de 30 anos explica parte dos saques

GABRIEL J. DE CARVALHO
DA REDAÇÃO

Técnicos da Caixa Econômica Federal afirmam que, no caso da aposentadoria, uma explicação para o aumento dos saques do FGTS nos últimos meses está na reforma da Previdência Social.
O temor da mudança nas regras levou muitos contribuintes a antecipar o pedido do benefício.
Quem tinha 32 ou 33 anos de serviço, por exemplo, e pretendia se aposentar com 35, acabou pedindo aposentadoria proporcional.
Outro motivo, afirmam técnicos da CEF, está no fato de o FGTS estar completando 30 anos, o que coincide com o ciclo laboral de muitos trabalhadores. Quem era assalariado em 1967 e fez a opção está se aposentando agora.
Os saques para compra de imóvel também cresceram neste ano, segundo a área técnica da CEF. A oferta de financiamentos imobiliários aumentou e a própria CEF intensificou as campanhas para liquidação antecipada de dívidas no SFH. Além disso, o Conselho Curador do FGTS permitiu que o fundo fosse utilizado na compra também de imóvel na planta.
(GJC)

Texto Anterior: Fundo de Garantia registra déficit inédito
Próximo Texto: Infra-estrutura deve receber US$ 20 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.