São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Cenipa, não há atraso

ROGÉRIO SCHLEGEL
DO ENVIADO A BRASÍLIA

O coronel-aviador Douglas Ferreira Machado, chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), diz que não há atraso na investigação do vôo 402.
Ele não arrisca prazo para o relatório final, mas promete divulgá-lo 48 horas após assinado.
(RSc)
*
Folha - Por que o acidente com o vôo 402 vai completar um ano sem relatório?
Cel. Douglas Machado -Não há atraso. Em termos de prazo, estamos melhor que a Europa, embora atrás de Estados Unidos e Canadá. A investigação desse caso é complicada.
Folha - Mas parece não haver dúvida de que o reverso teve falha decisiva.
Cel. Douglas - Isso é o ponto de partida. Eu não conheço o relatório da comissão, que está pronto, mas é preciso ver o que pode estar atrás disso.
Folha - O chefe do Cenipa não conhece esse relatório?
Cel. Douglas - Somos um órgão de consultoria para o Estado-Maior. A comissão encerra os trabalhos e manda o relatório para lá, que é onde ele está agora.
Folha - As famílias têm dois anos para iniciar ação no Brasil. Um já passou.
Cel. Douglas - Nosso compromisso é com uma investigação consistente, que previna acidentes gerados pelos mesmos fatores.
Folha - A investigação do 402 não segue sob um sigilo excepcional? Até ordens da Justiça para ter acesso à transcrição da caixa-preta não foram atendidas.
Douglas - Não há desobediência. Temos dificuldade momentânea, porque não existe relatório final, mas cumpriremos a ordem.

Texto Anterior: Acidente de 93 não tem relatório; Investigações de 95 não acabaram; Lista tem 3 casos com relatório final; DAC comemora sistema da TAM
Próximo Texto: Relatório não aponta culpados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.