São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado deve distinguir público

DA REPORTAGEM LOCAL

A distinção entre os diferentes públicos-alvo -o corporativo e o consumidor doméstico- é essencial para que se criem formas diferenciadas de abordagem e conquista de mercado, na avaliação de Roberto Funari, diretor de marketing da Compaq.
"No contexto da empresa, o computador passa a ser entendido como instrumento que traz vantagens e competitividade", diz ele.
Já em casa, continua ele, o computador é visto não como eletrodoméstico, mas como um gerador de interatividade que é utilizado por toda a família.
Outro aspecto ressaltado por Funari é o estudo do "comportamento de compra" do consumidor, que leva em conta os influenciadores e os compradores -quem forma opinião e quem decide a compra de um produto.
A linguagem que vai atingir esse consumidor não é somente a dos bits e bytes, mas aquela que identifique suas reais necessidades a produtos agregados específicos, causando um "brilho nos olhos das pessoas".
Segundo Funari, existem hoje cinco motivações que levam o consumidor a adquirir um computador: lazer, entretenimento, Internet, trabalho e educação.
A humanização do uso de computadores, a ênfase de marketing nos pontos-de-venda, o uso de meios de difusão inovadores -como a Internet- e a inovação constante na oferta de novos produtos, são considerados essenciais na conquista de novos mercados.

Texto Anterior: Tecnologia altera postura de empresa
Próximo Texto: Procura por brinquedos cresce até 50%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.