São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas caíram 12% em comparação a 96

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas de sorvete devem ser menores neste ano em relação a 1996. Até agosto, a retração acumulada no ano era de 12% em comparação a igual período do ano passado.
"Se o verão for muito bom, conseguiremos chegar ao mesmo resultado do ano passado", diz Raymond Bodennann, gerente-geral da Yopa.
José Antônio Moreno Martin, diretor de marketing da Kibon, diz que, apesar da queda de vendas, o resultado ainda está acima do registrado em 1994.
"Em 1995, as vendas cresceram 26% em relação ao ano anterior", diz Martin.
O tempo chuvoso no início do ano é o principal fator da atual retração no consumo.
"O brasileiro ainda associa o sorvete ao calor", afirma Martin. O período de novembro a fevereiro corresponde a 60% das vendas da indústria.
Segundo Martin, o preço do produto está estável e não seria um fator de queda das vendas.
Baixo consumo
Outra queixa da indústria refere-se ao baixo consumo de sorvetes.
O consumo per captar é estimado em 1,6 litro por ano por brasileiro. Na vizinha Argentina, o consumo per capta é de 2,9 litros; o dos Estados Unidos chega a 26,8 litros por habitante.
Mesmo com esse cenário, a indústria continua planejando lançamentos.
A vice-líder Yopa promete para a próxima semana o lançamento de novos sabores de sorvete de dois litros e um "picolé gigante" -a empresa não revela o tamanho do novo sorvete.
Somente para a primavera, a Kibon, líder com cerca de 60% do mercado, está lançando novos sabores de picolé, sorvetes de massas e produtos para sorveterias. "O mercado sempre precisa de novidades", diz Martin.
E o fato de a Kibon continuar com sua política de lançamentos é analisado pelo mercado como sinal de que a venda da empresa não foi concretizada. Nas últimas semanas, notícias não confirmadas divulgavam a venda da empresa para Gessy Lever. A Philip Morris, dona da Kibon, não comenta o fato.

Texto Anterior: Acirra briga no mercado de sorvetes
Próximo Texto: Hãagen-Dazs chega a SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.