São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pechincha vira canção mariachi

VALEESSA
DA ENVIADA ESPECIAL

Comprar "artesanias" é uma das atividades mais inevitáveis para quem visita a Cidade do México. A cidade conta com várias "Beneditos Calixtos" (praça paulistana que abriga feira de antiguidade) simultâneas nos finais de semana.
O mais popular desses mercados é o de Xochimilco (que significa "lugar das belas flores"), a cerca de 30 minutos do centro da cidade.
Além das tradicionais tendas, o local conta com um canal onde você passeia de barco, come, bebe e admira embarcações de mariachis e vendedores de tecidos, flores e artesanato abordando os prováveis compradores.
Dentro da cidade, um passeio mais folclórico é o mercado de Coyoacán. Entre apresentações de conjuntos típicos você encontra bijuterias, vasos e peças de roupa. Um improvisado sebo de rua corta parte da feira.
Em San Angel, um mercado um pouco mais sofisticado oferece telas de pintores mexicanos e abriga bons restaurantes de culinária à base frutos do mar.
Pechinche sempre. A quase maioria dos produtos pode ser adquirida por até metade do preço. Os vendedores jogam o valor para o alto na primeira inquirição e são bons de papo. Mas, ainda que você não utilize esse mecanismo, os artigos são muito baratos.
Estatuetas de madeira saem por 25 pesos, brincos custam de 15 a 20 pesos, enquanto enfeites de parede, por exemplo, vão de 30 a 35 pesos (US$ 1 equivale a 7,6 pesos).
Por fim, para as compras seguras, com cartão de crédito e tabelas, você deve ir ao Buena Vista, mercado montado só para turistas e que oferece de tudo a preços bastante razoáveis.
Encontram-se os legendários sombreros a 130 pesos, reproduções de camponeses e guerrilheiros em papel machê por 229 pesos, ponchos a 129 pesos e até pequenas reproduções de ex-presidentes.

Texto Anterior: Feridas ainda sangram no México de Paz
Próximo Texto: Pirâmides levam turista ao sacrifício
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.